terça-feira, 12 de outubro de 2010

Componentes do SKATE


O skate é formado por seis peças, todas fundamentais para um bom funcionamento, são elas:
  1. Shape (prancha superior)
  2. par de truck (eixo)
  3. quatro rodinhas
  4. oito rolamentos (Dois em cada roda)
  5. oito parafusos
  6. uma lixa auto-adesiva
Concave: Curvatura vertical dos lados do shape (faz com que o skate ganhe pressão para executar as manobras. 


Cave: Cuvatura antes do inicio do nose e tail.  

Nose: A parte da frente do shape. Depois do truck dianteiro. O oposto de tail. 


Trucks: São os eixos do skate a parte de metal onde se encaixa as rodas. 


Base: Parte dos trucks que ficam parafusadas ao shape. Na base está fixado o eixo, que tem movimento e segura as rodas.  


Tail: É a parte de trás do shape. 






Rodas: São feitas geralmente de Poliuretano ou de Uretano. Possuem duas cavidades, uma de cada lado, onde são dispostos os rolamentos (de medida 608). Variam muito quanto ao tamanho. Eram utilizadas rodas mais macias e maiores nas décadas de 70 e 80. Na década de 90, com o "boom" do street skate, elas diminuíram de tamanho, chegando a medir somente 45 mm. E também se tornaram mais duras. Atualmente estão num estágio intermediário, com tamanhos que variam entre 50 e 60 mm, e dureza entre 97 a 103 a.  


Lixa: Fica aderia à superfície do shape, fazendo com que aumente o atrito entre o calçado e o shape do skate, possibilitando assim a execução de manobras e impedindo que o calçado deslize involuntariamente sobre o shape. Na maioria das vezes é feito em aço, por ter como caracteristica sua resistencia. 


Rolamentos: Permitem as rodas girarem livremente e portanto o deslize do skate no solo. São confeccionados de ligas de aço e possuem diversas marcas. Existe uma classificação ABEC, que classifica o rolamento quanto a sua precisão nas dimensões. Uma espécie de certificação de engenharia. Portanto essa certificação ABEC por si própria não classifica os rolamentos quanto os quesitos durabilidade e velocidade. Essas características dependem da qualidade dos componentes, como esferas, gaiolas, lubrificação etc. É perfeitamente possível que um rolamento ABEC 3 de determinada marca corra e dure mais que um ABEC 7 de outra marca por exemplo. Existem também rolamentos sem certificação ABEC porém de marcas conceituadas, como os da "Bones".


Parafusos: Responsáveis por fixar os trucks ao shape. São quatro em cada truck, somando um total de oito parafusos.   


2 comentários: